Global site

O site da ABB utiliza cookies. Ao permanecer nesta página, você concordo com a utilização de cookies. Saiba mais

Corrida rumo à mina digital neutra em carbono

Eu não sou um fã fissurado em esportes de corrida, mas como um apaixonado por tecnologia, claro que isso sempre chamou minha atenção de alguma forma. Então, quando a ABB fez parceria com a primeira categoria internacional totalmente elétrica de automobilismo, aquilo me intrigou. Quanto mais eu aprendo sobre a nossa jornada comum ABB Formula E, mais oportunidade e semelhanças eu encontro nesse esporte apaixonante.

Por Marcos Hillal  LinkedIn
Global Product Line Manager
Automation & Digital 
ABB Mineração

Sobre o autor
Marcos possui vasta experiência técnica e comercial em Soluções Digitais e de Automação, bem como em gerir equipes de alta performance. Trabalhando com equipes multidisciplinares em um ambiente multicultural fez dele uma pessoa muito resiliente e aberto à colaboração.

Cultura da inovação e capacidade de emocionar

Primeiramente, a Formula E é sobre cultura de inovação e capacidade de emocionar. Isso esteve no coração da ABB desde sempre. Quando o mundo exigiu mais eletrificação e mais motores potentes, quando a indústria estava em busca de mais produtividade e produção em larga escala, nós sempre buscamos inovar, constantemente impulsionando as fronteiras tecnológicas para encontrar o caminho mais fácil rumo à vitória. A ABB foi a primeira a criar um robô para o uso industrial e uma das pioneiras a introduzir sistemas de controle distribuído nas indústrias de processo.

Hoje, na era da revolução da indústria 4.0, estamos vivenciando a taxa mais alta em termos de mudança, inovações, ambição e oportunidade na indústria. A próxima década verá mais mudança do que os últimos 50 anos. Hoje, todo mundo está na corrida por um planeta e por um futuro da indústria que será elétrica, conectada e autônoma.

Um imperativo constante para mudança e agilidade

Como neste esporte de corrida incrivelmente rápido, todos nós enfrentamos uma necessidade constante de mudança e agilidade. Mas, desta vez, não estamos apenas em uma corrida para salvar o planeta. Esta é uma corrida para salvar o futuro de nossos filhos. E como disse um de nossos clientes, “Somos a Geração da Mudança comprometida com uma mineração diferente, virtuosa, inclusiva e sustentável”. Eu não poderia concordar mais com isso. Neste momento crucial para o segmento, nós da ABB também estamos determinados a transformar a maneira como alimentamos, produzimos, trabalhamos, vivemos e nos movimentamos.

Forças de mercado impactando a estratégia

Há um grande desafio em cima da mudança climática à nossa frente que impacta a estratégia. 195 países se comprometeram a reduzir as emissões de carbono - onde a mineração é parte do problema, contribuindo com 7% a 8% das emissões. Ouvimos de nossos clientes “Levamos as mudanças climáticas a sério e estamos demonstrando liderança ao abordá-las. As mudanças climáticas são fundamentais para tudo o que fazemos ”. Pelo menos 8 das 30 maiores empresas de mineração definem metas líquidas em zero até 2050 ou antes, e muitas estão atualizando suas metas.

Conforme a descarbonização acelera e as soluções elétricas se tornam mais econômicas, o mundo irá demandar mais cobre, níquel, potássio, aço, etc. A mobilidade eletrônica irá e já está moldando nossa sociedade. As expectativas sobre a mineração aumentaram. Assim, a mineração também faz parte da solução - não apenas buscando novas formas de produzir, mas também fornecendo os metais necessários para o desenvolvimento de novas tecnologias à bateria e armazenamento de energia.

Uma das estratégias de nosso cliente (LKAB) abre caminho para emissões zero de carbono até 2045 e garante as operações da empresa além do ano 2060, (incluindo ferro esponja sem dióxido de carbono com tecnologia de hidrogênio e extração de minerais essenciais dos resíduos da mina).

Ser realista sobre o que pode ser alcançado

Quando os impulsionadores desta vanguarda assumem suas responsabilidades, quando pensam estratégica e operacionalmente para enfrentar o desafio, isso incentiva todo um ecossistema de players para desenvolverem todos os elementos essenciais de um futuro elétrico, conectado e autônomo. Como no primeiro automobilismo totalmente elétrico, devemos ser realistas sobre o que pode ser alcançado, e os exemplos a seguir são muito encorajadores. As últimas tendências em e-mobilidade podem ser vistas não apenas em corridas, como a ABB Formula E, ou, cada vez mais, nas ruas, mas também em uma planta de mineração na Suécia.

A realidade das operações de mineração nas operações da Bolide'sn na Suécia se transformou, após colocarem seus caminhões de mineração em uma linha de trole. Juntos, levamos benefícios muito tangíveis para o meio ambiente, mas não só isso. Melhorias de produtividade comprovadas, maior velocidade em subidas/descidas, economia de energia e custos de manutenção - todos falam a favor da eliminação do diesel com a ajuda de um sistema auxiliar de trole. Embora esta seja uma fase intermediária para todas as minas elétricas, o que começou como uma prova de conceito agora está sendo implementado em uma escala maior. Uma nova solução de assistência de trole também ajudará a Copper Mountain Mining, no Canadá, a cumprir suas metas de desenvolvimento sustentável.

Criando o progresso sustentável para a indústria, e a Terra da qual ela depende.

O Campeonato ABB FIA Fórmula E é mais do que uma corrida - é o test-bed da ABB para tecnologias inovadoras de eletromobilidade e recarga, impulsionando o desenvolvimento da linha de produção de veículos elétricos e, por fim, contribuindo para um ambiente mais limpo para todos. É um momento emocionante para a indústria da mineração também. Acabamos de lançar o ABB Ability™ eMine, uma abordagem, método resolutos e portfólio integrado de eletrificação e sistemas digitais que tornam possível a mina totalmente elétrica. Também estamos testando o revolucionário ABB Ability™ eMine FastCharge, o sistema de recarga mais rápido e potente do mundo, projetado para fazer interface com todas as marcas de caminhões de transporte elétricos de mineração.

Integrando totalmente a eletrificação e os sistemas digitais desde mina até o porto, o eMine™ reduz ainda mais os custos gerais e melhora o desempenho da mina, enquanto reduz significativamente o impacto ambiental. Venha explorá-lo!

Os ganhos reais vêm nos limites

Assim como acontece com as áreas de componente do melhor carro de corrida, os ganhos reais de desempenho ocorrem nos limites entre os níveis de ambição, entre as diferentes equipes funcionais, entre a revolução energética, o desafio da sustentabilidade, a quarta revolução industrial. E entre organizações parceiras - particularmente importante para a jornada da transformação digital. Apesar de vários estudos apontando os benefícios da digitalização, a grande questão que ainda ocupa muitas mentes é: ”Mas por onde eu começo?”.

O caminho para a verdadeira transformação tem como base em 3 pilares: Pessoas, Processos e Tecnologia. E eu te digo, a tecnologia é de longe a parte mais simples. Mesmo a solução tecnológica mais moderna não terá sucesso se as pessoas a perceberem como uma ameaça ou perderem a oportunidade de repensar os processos existentes. Temos que reconhecer que a conexão tradicional cliente-fornecedor não é mais o que devemos procurar. É mais sobre como desenvolver uma parceria com relacionamento muito mais próximo envolvendo pessoas em todos os níveis. Para que não seja a tecnologia em si, mas um bom entendimento dos desafios e objetivos de seu pessoal, que se torna um ponto de partida da jornada digital comum. Então, juntos, podemos encontrar as soluções mais adequadas para cada um dos problemas de sua operação. Pessoas. Pessoas. Pessoas. Processos e tecnologias.

Vitória por meio da metodologia

O modo como cada equipe planeja, projeta, desenvolve, compartilha informações e desempenha na pista - e todos os dias em sua planta de mineração - determina a diferença entre chegar ao pódio e fica para trás. Para te dar o suporte adequadamente na jornada para rumo à vitória, na ABB criamos uma metodologia já bem estabelecida e uma conjunto de recursos. Tudo começa com uma visão, que descreve as experiências futuras mais tangíveis em operações em toda a cadeia de valor, graças à digitalização:

Descrições de exemplo de uso como as coisas podem acontecer no futuro e as principais tecnologias utilizadas

A cobertura da ABB para o futuro, o que pode ser desenvolvido hoje com as soluções existentes

Áreas de cocriação, o que ainda precisa ser desenvolvido - incluindo os parceiros do ecossistema da ABB

Existem muitos outros módulos, dependendo de onde você está em sua jornada de transformação digital e sua estratégia de negócios. Deixe-me apresentar alguns exemplos em que, com planejamento adequado e uma entendimento claro das metas de nossos clientes, a ABB ajudou a alcançar grandes metas em direção a uma operação mais digital.

Desfrutando de manobras realizadas por motoristas brilhantes

Como os fãs gostam de assistir as manobras em alta velocidade realizadas por motoristas brilhantes ao vivo, uma visita até a Boliden geralmente é algo para se lembrar também. Porque mesmo que você possa ler sobre o quão grandes são suas máquinas ou quão eficaz é seu concentrador, poucas coisas provavelmente irão realmente ficar paradas ali, sério, no meio de uma das minas de cobre mais eficazes do mundo. Por meio de soluções prontas para aplicar e processos de co-criação, pudemos ajudar a Boliden a transformar uma das mais antigas minas em operação em uma referência - como a mais integrada e mais lucrativa do mercado.

Vejamos um exemplo de mineração subterrânea muito complexo e caro - onde a ventilação está entre os custos operacionais mais elevados. Para alcançar não apenas uma operação mais econômica, mas também para torná-la mais segura para os funcionários, a ABB desenvolveu um sistema de controle e otimização de ventilação muito avançado. Considerando a posição das pessoas e equipamentos, bem como a qualidade do ar e medições de fluxo, a ventilação sob demanda otimiza automaticamente os ventiladores, economizando 54% nos custos de energia.

Outras aplicações digitais foram co-criadas e implementadas junto com a Boliden, como monitoramento remoto 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo a otimização do desempenho do guindaste e algumas outras soluções de teste prospectivo, como no próximo exemplo.

Testes de tecnologia emergente

Quanto mais testes em processo de tecnologia que continuam a surgir ocorrem em uma corrida por equipes diferentes, mais rápido a indústria como um todo pode avançar.

O governo sueco, em conjunto com a comunidade europeia, em busca de novas soluções para uma operação de mineração mais segura, sustentável e produtiva, criou o consórcio de empresas no âmbito do projeto SIMS (Sustainable Intelligent Mining Systems). Um dos pacotes de trabalho em que a ABB teve um papel importante foi permitir o manuseio autônomo de explosivos - com um foco claro em afastar as pessoas de uma atividade tão perigosa.

Ideias visionárias

Assim como na Fórmula E, coletar dados de quase todas as partes do carro, os dados tornam o invisível visível. Isso nos leva a um tema popular para cada um de vocês: como aproveitar melhor o grande volume de dados gerados diariamente em nossas operações? Cada novo equipamento que colocamos em campo traz mais informações. Hoje, um sensor de temperatura não é mais um instrumento passivo, mas uma nova fonte de dados. Além de suas medições principais, ele pode trazer dados de calibração de saúde, tendência de falha e assim por diante.

Assim, os mineiros ficam com uma grande oportunidade e ao mesmo tempo com um grande desafio de transformar esse Big Data em informação útil. Ao conectar sua visão, onde você se vê no futuro, com nossa visão digital para mineração, estamos confiantes em superar esse desafio e ajudá-lo a obter valor real da digitalização.

A resposta da ABB para esses desafios é chamada de ABB Ability Genix Industrial Analytics and AI Suite. Esta é a nossa plataforma cloud para análise industrial e machine learning e um conjunto de aplicações que transformam a complexidade do processamento de dados em algo simples, comunicando-se com várias operações e sistemas de gerenciamento de produção e de fato revelando todo o potencial das soluções de análise de dados e inteligência artificial.

Mas há outra coisa que gostaria de destacar ao falar sobre as maneiras de extrair valor dos dados. Uma plataforma robusta é muito importante, mas você deve combiná-la com a experiência certa. Este é o maior valor que a ABB pode oferecer a você.

Atuamos na Indústria há mais de 130 anos, especificamente na Mineração. Nossa vasta experiência, junto com sua experiência operacional, são a chave para aproveitar o máximo dos dados. Vamos conversar >> http://new.abb.com/mining/digital.

  • Contacte-nos

    Submeta o seu inquérito e nós contatá-lo-emos

    Contacte-nos