Fornecendo apoio no abastecimento sustentável de água para 2,7 milhões de pessoas no Brasil

Fornecendo apoio no abastecimento sustentável de água para 2,7 milhões de pessoas no Brasil

Os sistemas de abastecimento de água potável e de saneamento são essenciais para a saúde pública. No estado de Santa Catarina, o principal operador de água e esgoto é a empresa CASAN, uma empresa pública, que abastece 194 municípios, trata mais de 260 milhões de m³ de água por ano e, portanto, atendendo 66% da população do estado. A ABB é a parceira ideal para operadores de água e esgoto quando se trata de aplicações confiáveis e econômicas.

Garantir a vazão da água e saneamento

Para lidar com esse enorme volume e tratar adequadamente o esgoto, a CASAN precisa de um sistema de controle complexo que seja capaz de monitorar os principais fatores do processo, como velocidade da vazão de água e produtos químicos. Para os operadores de plantas de água e esgoto, a velocidade da vazão é uma grande preocupação: durante o pré-tratamento, partículas como material em suspensão e areia são removidas das águas residuais. Para que essas partículas se depositem e sejam removidas, a vazão de água não deve ser superior à taxa de sedimentação destas partículas.

É muito importante obter a velocidade correta – caso contrário, as bombas downstream podem ser danificadas, levando a interrupções na operação. A ABB fornece para a CASAN não apenas inversores altamente confiáveis e de eficiência energética que movimentam a água, mas também com controladores lógicos programáveis (CLPs) que controlam com precisão a velocidade e o consumo de energia dos inversores.

“Começamos a trabalhar com o PLC AC500 da ABB no ano passado e ficamos positivamente surpresos com a rapidez e o conforto com que os inversores puderam ser programados usando a Biblioteca de inversores com blocos de função prontos. Agora podemos ajustar os drives para a velocidade certa com precisão para uma taxa de vazão de água ideal, mantendo o consumo de energia baixo. Alta compatibilidade e confiabilidade foram fatores-chave para nós ao escolher a ABB como nosso novo fornecedor de tecnologia de automação” destaca Roberto Oenning - Engenheiro de Controle e Automação da CASAN.

Controle remoto ininterrupto para custos mais baixos e maior qualidade

Além da velocidade de vazão, o PLC AC500 pode controlar outros elementos da estação de tratamento de esgoto, como os sopradores de ar na bacia de aeração ou as bombas dosadoras que regulam a adição de desinfetantes. Para a CASAN, o PLC recebe dados de diversos sensores distribuídos pelas plantas, processa e envia para o sistema SCADA onde os operadores podem agir. Os novos CLPs foram integrados sem esforço ao sistema SCADA existente da CASAN, que não é da ABB.

“Nossas estações de tratamento de esgoto estão distribuídas em uma área de quase 15.000 km². Por isso, consideramos essencial poder controlar nossos processos remotamente. Nossos operadores agora podem monitorar os dados coletados pelos CLPs e enviados ao sistema SCADA de longe, simplesmente olhando para um tablet. Temos 400 pontos de acesso simultâneos para nossa equipe para que todas as plantas possam ser devidamente controladas. Isso nos economiza tempo e custos de viagem e, é claro, é mais sustentável” complementa Roberto.

  • Fonte © Casan Brasil
  • Fonte © Casan Brasil
  • Fonte © Casan Brasil
  • Família de produtos de automação com PLC

Dessa forma, a CASAN sabe em tempo real os níveis de determinados produtos químicos contidos no efluente de uma planta, entre eles sais, metais, pesticidas, produtos farmacêuticos, plásticos e muito mais. Disponibilizar esses dados por meio de um PLC e poder reagir a eles melhora a qualidade da água e, com isso, a saúde pública.

“Com a ABB, encontramos um parceiro que oferece uma solução abrangente e confiável para controlar nossa vasta rede de estações de tratamento de água e esgoto. Isso nos permite monitorar a qualidade da água em todos os momentos e fornecer o melhor serviço possível para os 2,7 milhões de pessoas que dependem de nós” finaliza Roberto.

Mais eficiência com fácil integração no ambiente existente

A ABB pode integrar tecnologia de automação, como CLPs e drives em soluções existentes de terceiros, como este caso, ou fornecer uma solução abrangente sob medida que compreende o sistema SCADA ABB Zenon, CLPs, Drives, IHMs, Motores e muito mais.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp